terça-feira, 22 de março de 2016

A leitura que se segue - O Pecado de Darwin de John Darnton

Será que me vou render a este livro e não o largar até chegar ao fim?

Este é o resumo da Casas das letras:

Que mistérios haverá na vida do homem que mudou a forma de vermos a natureza? O que levou Darwin a formular a teoria da evolução? Porque demorou vinte e dois anos a escrever A Origem das Espécies? Que misteriosa doença o debilitou durante tantos anos? Quem era o seu rival secreto? Este romance intrigante revela-nos que ninguém, hoje em dia, conhece a verdade para além da história, e muito menos a verdade que rodeia a vida de qualquer pessoa. 
O Pecado de Darwin leva-nos à Inglaterra Vitoriana para nos revelar os segredos que rodeiam a vida e a obra do cientista britânico Charles Darwin, num romance que, além de combinar harmoniosamente factos históricos e ficção, responde a questões como: o que levou Darwin a formular a teoria da evolução? Porque demorou vinte e dois anos a publicar A Origem das Espécies? 
Ao longo desta obra, Darnton reescreve a verdadeira história de Darwin, sob três perspectivas diferentes: a do próprio explorador enquanto jovem, a da sua filha Lizzie e a dos investigadores Hugh Kellem e Beth Dulcimer, cuja obsessão pelo naturalista (e um pelo outro) os leva muito além de uma mera investigação académica. Ao descobrirem os diários e as cartas de Lizzie, Hugh e Beth encontram um capítulo oculto da biografia de Darwin, que vai revelar inúmeros segredos, nos quais reside o nascimento da teoria da evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário